sábado, 3 de julho de 2010

Embrapa firma convênio para projeto agrícola na Venezuela

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmou convênio com a Construtora Norberto Odebrecht visando a transferência de tecnologias para o projeto de desenvolvimento agrário José Inácio de Abreu e Lima, da região de El Tigre, centro norte da Venezuela, que objetiva incrementar a produção de alimentos no país.
O governo venezuelano contratou a Odebrecht para construir a infraestrutura para o cultivo de 35 mil hectares de soja irrigada. Famílias assentadas nessa área já cultivaram 2 mil hectares de soja na safra de 2009 e planejam cultivar 5 mil hectares em 2010.
Além da infraestrutura de irrigação, o projeto prevê a construção de armazéns, fábrica para processamento de soja, fábrica de ração animal, entre outras benfeitorias. O contrato objetiva ainda capacitar técnicos e produtores, consultorias e assistência técnica, visando o desenvolvimento da soja na Venezuela.
O chefe de comunicação e negócios da Embrapa Soja, Amélio Dall´Agnol, que recentemente visitou a região, informa que o projeto pretende suprir parcialmente a demanda nacional por farelo de soja para alimentação de frangos e de óleo para consumo doméstico. “A necessidade de soja para suprir essa demanda é de, aproximadamente, 600 mil toneladas de grão por ano”, avalia.
Dall´Agnol sugeriu à Odebrecht que, além das bases físicas programadas para o Projeto, fosse adicionada uma fábrica de inoculante nitrogenado e uma unidade de beneficiamento de sementes. “Estes insumos estão sendo disponibilizados pelo mercado brasileiro, mas a dependência não pode ser permanente, para não afetar a viabilidade do projeto. Os inoculantes nitrogenados substituem os fertilizantes nitrogenados, muito mais caros, além de poluidores do ambiente”, explica.
Pesquisadores de várias unidades da Embrapa já estiveram na Venezuela para colaborar com a iniciativa. Os pesquisadores Fernando Adegas e Henrique Debiase, da Embrapa Soja, ministraram cursos em manejo de plantas daninhas e manejo do solo sob plantio direto para os técnicos venezuelanos que irão administrar a produção do projeto.
Embrapa Venezuela – A Embrapa montou um escritório na Venezuela em 2008 e as atividades acima indicadas fazem parte das ações concertadas com o Governo da Venezuela. Com foco e prioridade em ações de transferência de tecnologia, o Escritório de Negócios localizado em Caracas busca fortalecer o setor agropecuário do País vizinho.
Para executar as atividades necessárias ao cumprimento da missão da Embrapa na Venezuela, a empresa conta com o apoio, no Brasil dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério das Relações Exteriores. Na Venezuela, o escritório da Embrapa conta com o suporte de um acordo bilateral com o Instituto Nacional de Pesquisas Agrícolas (INIA).
Fonte - Complexo Soja

Sem comentários: