quinta-feira, 22 de julho de 2010

Venezuela felicita Colômbia por bicentenário

O governo da Venezuela parabenizou o povo colombiano pelo Bicentenário da Independência do país, comemorou na última terça-feira (20), através de uma mensagem em que afirmou que a unidade de ambas nações é "um mandato da história".
"Ao felicitar a Colômbia no Bicentenário de sua Independência, nossos corações se contagiam do amor pátrio que levou uma geração a oferecer suas vidas pela causa independentista, a qual segue sendo um objetivo pendente e em prol da qual continuamos avançando", assinalou a Chancelaria venezuelana em um comunicado.
A saudação ocorre no marco de renovadas tensões entre os dois governos, depois das acusações feitas na semana passada por Bogotá acerca de uma eventual presença de chefes da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no território vizinho.
As suspeitas foram refutadas pelo presidente Hugo Chávez, que atribuiu o anúncio do governo de Álvaro Uribe -- o qual garantiu ter provas de suas denúncias -- a uma "arremetida" contra si promovida por este mandatário, que deixará o poder em 7 de agosto.
No comunicado sobre o Bicentenário, o Ministério das Relações Exteriores apontou que "graças à unidade neogranadina [em referência ao antigo nome da Colômbia, Nova Granada] e venezuelana foi conseguida a independência da América do Sul do domínio espanhol", além de advertir contra os que buscam afastar ambas nações.
"A unidade de nossos povos é um mandato da história. Por isso, as forças imperiais e seus aliados em nossos países tratam de miná-la", acrescentou a nota divulgada nesta terça-feira.
A Venezuela congelou as relações diplomáticas com a Colômbia em julho de 2009, depois que Chávez foi acusado pelo governo vizinho de contrabandear armas para guerrilheiros. As tensões foram agravadas por um acordo firmado entre a administração de Uribe e os Estados Unidos, no qual bases do país serão utilizadas por militares norte-americanos.
No entanto, o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, já manifestou seu desejo de melhorar as relações com Caracas.
Fonte - DCI

Sem comentários: