sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bom ambiente no Poder Executivo e no Congresso paraguaio para a ratificação da entrada do Paraguai na União das Nações Sul-Americanas (Unasur)

O embaixador do Equador em Assunção, Julio Prado, disse hoje que encontrou um bom ambiente no Poder Executivo e no Congresso paraguaio para a ratificação da entrada do Paraguai na União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
O diplomata fez a declaração após informar que abordaria a questão com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e com representantes do Congresso.
O parlamentar, no entanto, disse à imprensa local logo após as declarações do embaixador que não garantiu a entrada do país no bloco, mas também não descartou a possibilidade da entrada se concretizar.
A ratificação do documento "está em um projeto muito bom, em um muito bom andamento", expressou, acrescentando que "isto nos permite contar também com o Paraguai como país que ratifica este mecanismo no próximo mês".
Sobre o Mercosul, Prado disse que seu país se interessa, sobretudo, nas questões ambientais, sociais e migratórios. Com relação ao meio ambiente, manifestou a posição de seu país de deixar de extrair petróleo para evitar "maior estrago" à natureza, mas que é preciso receber uma compensação por parte dos países desenvolvidos.
Apesar da Unasul já prever em seu estatuto a participação dos 12 países da América do Sul e admitir que México e Panamá participem como observadores, é preciso que os parlamentos dos países aprovem o tratado constitutivo do bloco.
As casas parlamentares da Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Argentina já aprovaram o documento, e os países-membro aguardam agora a aprovação dos legisladores paraguaios, entre outras nações.
Fonte - ANSA

Sem comentários: