quinta-feira, 22 de julho de 2010

Presidente do Equador participará da posse de Santos na Colômbia

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta quarta-feira que participará da posse de Juan Manuel Santos como presidente da Colômbia, em agosto, num sinal de que Quito pretende recuperar as relações com o país vizinho.
Os laços entre Bogotá e nações com governos de esquerda na região foram abalados nos últimos anos, em parte devido às operações contra as guerrilhas colombianas no Equador e o uso das bases militares da Colômbia por forças dos Estados Unidos que combatem narcotraficantes.
Em declarações à agência estatal de notícias Andes, Correa anunciou que aceitou o convite para participar da cerimônia de Santos. "Participaremos com prazer", disse o mandatário equatoriano. Em 2008, o Equador suspendeu as relações diplomáticas com a Colômbia após um ataque deste país a um campo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. Os laços, contudo, foram restabelecidos parcialmente em novembro.
As tensões voltaram a aumentar em junho após um jornal equatoriano ter publicado acusações de que a Colômbia espiou Correa e outras autoridades importantes. Correa ameaçou romper novamente as relações caso as denúncias fossem comprovadas, mas amenizou o tom em seguida. Fonte - Reuters

Sem comentários: