terça-feira, 20 de julho de 2010

Colômbia celebra Bicentenário da Independência

A Colômbia irá celebrar amanhã os 200 anos de sua independência da Espanha com eventos que prezam pela cultura no lugar de demonstrações de poderio militar ou de discursos políticos, tradicionais em datas como essa.
O projeto do Ministério da Cultura para marcar a ocasião será o "Grande Concerto Nacional", no qual mais de 400 artistas irão fazer apresentações em 1.104 municípios do país interpretando vários ritmos musicais colombianos.
O principal show para comemorar os dois séculos de emancipação ficará a cargo do cantor colombiano Juanes, que estará em Quibdó, capital do departamento (estado) de Choco, um dos mais pobres do país, localizado na região noroeste. A data será comemorada também em 44 cidades fora da Colômbia.
A ministra da Cultura, Paula Moreno, disse à ANSA que o espírito de comemoração do Bicentenário "é um grande pretexto para refletir sobre a história" do país.
Moreno explicou que o sentido principal da celebração é a memória, já que o objetivo é que os cidadãos de todas as regiões colombianas - diferentes por questões geográficas, culturais, raciais etc - sintam que o local onde vivem foi incluído na comemoração e deixem de lado o costume ancestral de limitar a data a uma série de atos militares em Bogotá.
"O Grande Concerto Nacional ajudou a aumentar a consciência coletiva sobre do quê é a independência", além de "recordar e celebrar a construção desta nação", afirmou.
Para comemorar a data, o governo também impulsionou nos últimos dos anos a criação de 32 centros de memória em diferentes municípios para que cada lugar construa sua história local a partir dos próprios valores.
O historiador colombiano e assessor do Ministério da Cultura para as festas do Bicentenário, Germán Mejía, disse à ANSA que a celebração de amanhã estará focada "na diversidade, na inclusão, na pluralidade e na participação" cidadã.
Por sua parte, a ministra declarou que espera que daqui a 100 anos, quando o país comemorar os três séculos de independência, os habitantes se lembrem da comemoração de amanhã como "uma grande mobilização social".
Fonte - ANSA

Sem comentários: