Mensagem do Presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul


A Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (FEDERASUR) tem por finalidade dar suporte às Câmaras de Comércio e/ou Indústria da América do Sul, a ela filiadas, em sua missão de promover e incrementar as relações do Brasil com os seus vizinhos Sul-Americanos, seja no âmbito comercial, econômico, político, financeiro, cultural e turístico. A FEDERASUR, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, nos termos da legislação brasileira, tem sede na cidade do Rio de Janeiro e tem o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro.


A América do Sul é hoje o território onde estão inseridos os maiores recursos estratégicos do mundo, o que faz crescer a importância que o continente terá neste novo século. O subcontinente apresenta grandes condições de abastecimento em água doce e alimentos, que para os especialistas, serão os principais problemas que a humanidade enfrentará no século XXI. Sob o ponto de vista da localização geográfica, o Brasil se encontra em uma posição privilegiada, atuando como articulador da integração do continente sul-americano. Ele responde sozinho por mais de 50% do PIB e do território sul-americano e o tem limites com quase todos os demais Estados Nacionais.


A integração dos países sul-americanos se impõe como uma necessidade para o pleno aproveitamento das potencialidades do continente e a reversão do papel marginal desempenhado por esta região no cenário mundial até os dias atuais. Neste sentido, a FEDERASUR representa mais um esforço de integração do Brasil e da América do Sul, visando o desenvolvimento da região e de todas as suas potencialidades.




Darc Antônio da Luz Costa
O Presidente.