sexta-feira, 23 de julho de 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, debaterão a instalação de um porto em águas uruguaias e de interconexão elétrica

A construção de um porto de águas profundas no balneário La Paloma, a 210 quilômetros de Montevidéu, é um dos destaques da agenda.O Brasil manifestou interesse em investir no empreendimento, que tem um custo estimado em US$ 1 bilhão, mas ainda não foi firmado nenhum compromisso a respeito.
A reunião está marcada para o dia 30 e ocorrerá em Santana do Livramento, cidade brasileira fronteiriça com a uruguaia Tranqueras.
Lula e Mujica também debaterão o projeto de interconexão de energia elétrica que ambos os países têm construído e que foi tema de debate na última viagem do brasileiro ao Uruguai, em 4 de maio. O objetivo é construir uma linha de 500 megawatts (MW) para transportar energia elétrica do Brasil ao Uruguai sem que seja necessário passar por território argentino.
O assunto também será tema do encontro do Mercosul, que pode financiar a obra de interconexão com recursos provenientes do Fundo de Convergência Estrutural do bloco.
Além disso, também será ponto de discussão esta reunião entre os dois presidentes a questão da integração produtiva para a criação de mercados conjuntos ou para diminuir as importações de terceiras regiões.
Outras questões serão o desenvolvimento ferroviário do Uruguai, a instalação de um centro de convenções em Montevidéu e ainda haverá uma mesa de trabalho sobre tecnologia.
Fonte - ANSA latina

Sem comentários: