terça-feira, 20 de julho de 2010

Lula e José Mujica se reunirão no dia 30 de julho

O presidente uruguaio José Mujica se reunirá com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em 30 de julho na cidade de Santana do Livramento, na fronteira entre os dois países, para analisar o avanço de projetos comuns, confirmou à AFP a embaixada brasileira em Montevidéu.
Entre os temas a serem abordados pelos presidente estão a integração ferroviária, a interconexão elétrica, a cooperação científica e tecnológica e um projeto de construção de uma ponta de águas profundas em La Paloma, no litoral atlântico de Rocha, departamento na fronteira com o Brasil, no sudeste do Uruguai.
Trata-se do quarto encontro dos presidentes este ano. O primeiro foi em 1o. de março, em Montevidéu, por ocasião a posse de Mujica, seguido de uma reunião em Brasília no dia 30 daquele mês, quando foram assinados acordos bilaterais.
Em 4 de maio, Lula retribuiu a visita e se reuniu com seu colega uruguaio em Montevidéu. Na ocasião, Mujica afirmou que o Uruguai quer se associar ao Brasil, que é seu principal cliente e a décima economia do mundo.
O principal destino dos bens uruguaios é o Brasil, onde, no primeiro semestre desse ano, colocou 19,15% do total das vendas ao exterior medidas em dólares, segundo cifras da União de Exportadores do Uruguai.
O encontro de 30 de julho será prévio à cúpula do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela em processo de adesão, um bloco com 270 milhões de habitantes), prevista para os primeiros dias de agosto na cidade argentina de San Juan.
Fonte - AFP

Sem comentários: