quinta-feira, 22 de julho de 2010

Paraguai espera apoio do Mercosul a linha Itaipu-Assunção

O chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, disse nesta quarta-feira acreditar na aprovação durante a próxima Cúpula do Mercosul do financiamento para a linha de transmissão entre a represa de Itaipu e Assunção, que seu país propôs ao Brasil.
O ministro, que hoje se reuniu com o chanceler brasileiro, Celso Amorim, explicou que os trâmites para o financiamento do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) terminaram e que só resta a aprovação da proposta, que deve ser respaldada por Argentina e Uruguai, os outros dois membros do bloco.
"Confiamos em que isso acontecerá na Cúpula do Mercosul", declarou Lacognata. O encontro será realizado nos dias 2 e 3 de agosto, na cidade argentina de San Juan.
A linha de transmissão de energia de Itaipu a Assunção, que terá um custo de aproximadamente US$ 500 milhões, foi proposta pelo Brasil ao Paraguai em julho de 2005, durante as negociações sobre a distribuição da renda e da energia da hidroelétrica, cuja propriedade é dividida entre os dois países.
Inicialmente, as obras seriam financiadas pelo Brasil, mas os Governos dos dois países decidiram depois solicitar respaldo ao Focem, que foi criado para dar apoio econômico a obras de infraestrutura nos países-membros do bloco.
Em sua reunião com Amorim, Lacognata discutiu também o acordo de preços que ambos os países alcançaram no ano passado em relação à energia de Itaipu, que depende da aprovação do Congresso nacional.
Segundo o Tratado de Itaipu, cada país tem direito à metade da energia gerada pela represa, mas o Paraguai usa apenas os 10% necessários para satisfazer toda a sua demanda elétrica, e repassa o restante ao Brasil.
Fonte - EFE

Sem comentários: