sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em Foco: Venezuela - Bicentenário da Proclamação da Independência

Na República Bolivariana da Venezuela já estão em curso os festejos dos 200 anos da Proclamação da Independência. Um processo que ainda levou 19 anos para ficar totalmente esclarecido.
Assinala-se dia 5 de Julho, o 199º aniversário da declaração solene da Independência da Venezuela. Daqui por um ano este país da América Latina, que desde há mais de meio século está fortemente ligado à Madeira, festejará o bicentenário da sua fundação. As celebrações, lançadas em Abril passado, estão em curso e para o Governo de Hugo Chávez o destaque do programa, num país que hoje é afectado por uma grande insegurança que resultam de muitos anos de grandes diferenças sociais e pouco cuidado dos governantes quanto às questões básicas de instrução e conforto da população, são as áreas do Ensino e da Saúde. Estes são os grandes desígnios que a actual República Bolivariana pretende alcançar.
A efeméride assinala o culminar de um longo caminho que foi iniciado a 19 de Abril de 1810 quando um grupo de nativos de Caracas pediu a Espanha, então potência colonizadora, a convocação de uma reunião das entidades regionais para proclamar um governo autónomo até que o Rei Fernando VII voltasse ao trono de Espanha, ocupado por uma monarca francês. O capitão-general Vicente Emparan não estava de acordo com a ideia e apostou cegamente na fidelidade da população à Coroa. Quando desde a janela da câmara municipal perguntou ao povo que ali se juntara na praça principal, hoje Praça Bolívar, se queria continuar a ser mandado pela Coroa Espanhola recebeu a resposta que não esperava. A multidão, liderada pelo presbítero José Cortés de Madariaga, gritou em uníssomo NÃO. Surpreendido com a recusa Emparan abandonou a Capitania-Geral e regressou a Espanha com os seus colaboradores. Iniciou-se o processo da independência do novo país latino-americano. Constituída a Sociedade Patriótica, os seus líderes convenceram todos os congressistas, menos um, a declarar a independência da Venezuela, esquecendo de vez os direitos de Fernando VII à Coroa de Espanha e à Capitania-Geral da Venezuela. A 5 de Julho de 1811, os congressistas aclamaram a Proclamação da Independência em nome de Deus Todo-Poderoso.
Fonte - DNoticias

Sem comentários: