quarta-feira, 7 de julho de 2010

Acordo marco entre a Bolívia e EUA quase terminado

O novo pacto bilateral a Bolívia os Estados Unidos está virtualmente concluído, assegura hoje a imprensa nacional em referência a declarações do chanceler David Choquehuanca a esse respeito.
O diário estatal Mudança indica que o governo boliviano aguarda a resposta da casa Branca sobre o pedido de transparentar a cooperação e definir áreas geográficas para essa ajuda no marco de uma relação de Estado a Estado.
Segundo o ministro de Relações Exteriores, só falta uma comunicação neste sentido, pela via diplomática, da administração de Barack Obama.
Já temos quase terminado o novo acordo e só estamos esperando a resposta de Estados Unidos, seguramente nas próximas semanas nos a informarão por via diplomática, como corresponde, assinalou.
Consultado sobre as denúncias governamentais que associam à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), com fomento indireto a atividades conspirativas na Bolívia, Choquehuanca se mostrou cauteloso.
Quando tenhamos o acordo marco já poderemos superar este tema; há vários comerciais que se conhecem pelos meios (de difusão), eu prefiro (conhecer) pelos condutos estabelecidos, expressou.
Os primeiros passos para a elaboração deste pacto se deram no último dia 1 de junho, durante uma visita à Bolívia do subsecretário para Assuntos da Hidrosfera Ocidental dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: