quarta-feira, 7 de julho de 2010

Visita de Lugo a Lima aproximará Paraguai e Peru

O chanceler do Peru, José Antonio García Belaúnde, destacou que a visita oficial que inicia nesta terça-feira (6) o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a seu país, servirá para aumentar as convergências entre ambas nações.
"É uma aproximação significativa de um país que também tem problemas de litoral e que tenta encontrar alternativas a isso, não só em relação ao Atlântico, que é mais próximo, mas também ao Pacífico", declarou o ministro ontem, em alusão ao fato do Paraguai não ter saída para o mar.
García Belaúnde opinou que a nação também "tem uma liderança interessante e, por conseguinte, o presidente Fernando Lugo será muito bem recebido aqui".
O mandatário peruano, Alan García, pertence à Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra), de direita; Lugo, pelo contrário, faz parte da esquerdista Aliança Patriótica para a Mudança (APC), e pos fim a uma hegemonia de 60 anos do conservador Partido Colorado ao assumir o governo, em agosto de 2008.
Durante a estadia do presidente no Peru, os governos dos dois países assinarão convênios sobre segurança. Entre as atividades oficiais de Lugo em Lima estão, além da reunião com García, encontros com as máximas autoridades do Congresso e do Poder Judiciário.
O chefe de Estado paraguaio viajou ontem, às 16h locais (17h no horário de Brasília). A volta está prevista para a quinta-feira.
Fonte - DCI

Sem comentários: