quinta-feira, 8 de julho de 2010

Venezuela e Equador usam pela 1ª vez o sucre virtual

O Equador e a Venezuela realizaram sua primeira transação comercial usando o sucre, uma moeda virtual defendida pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, como uma forma de a região reduzir sua dependência do dólar. Comunicado divulgado hoje pelo Banco Central da Venezuela disse que a transação envolveu 5.430 toneladas de arroz que o Equador enviou para a Venezuela. O custo do embarque foi de 1,89 milhão de sucres, o equivalente a US$ 2,37 milhões, disse o banco.A transação financeira para a venda do arroz foi realizada ontem entre o Banco da Venezuela e o banco central do Equador.
"Isso é um esforço maravilhoso, porque quebra a hegemonia do dólar e democratiza as economias dos nossos países", disse Chávez, de acordo com o comunicado. "Nós estamos derrubando barreiras." Críticos dizem que o plano do sucre é um sistema multilateral de troca complicado e incômodo.
Membros da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), um grupo de comércio regional desenvolvido pela Venezuela e por Cuba, anunciaram os planos para o início do uso do sucre no ano passado. A moeda foi usada pela primeira vez em fevereiro deste ano, para um embarque de arroz da Venezuela para Cuba. Entre os membros da Alba estão Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e a Venezuela.
Nenhuma nota de sucre chegou a ser impressa. Ao invés disso, a ideia no momento é usar a moeda virtual para gerenciar dívidas quando os membros da Alba compram e vendem diferentes produtos entre si.
Chávez, que é um frequente crítico do governo dos EUA e do dólar, é o maior incentivador do sucre. Analistas dizem que a Venezuela provavelmente teria de ser o lastro para essa moeda, devido a seu tamanho em relação aos outros países da Alba.
O sucre foi batizado em homenagem a Antonio José de Sucre, herói da libertação da América do Sul no século XIX, embora também seja um acrônimo (em espanhol) para Sistema Unificado de Compensação de Pagamentos Recíprocos, o sistema unificado usado por quem usa a moeda virtual.
Fonte - Dow Jones

Sem comentários: