quinta-feira, 8 de julho de 2010

Adiada a reúnião entre os Chaceleres da UNASUR

Os chanceleres dos países-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) adiaram para uma data não definida a reunião que seria realizada nesta semana em Quito, informou hoje a presidência temporal do bloco, ocupada pelo Equador.
O adiamento foi realizado sem que fossem divulgados os motivos da decisão. A chegada dos diplomatas dos 12 países à capital equatoriana estava marcada para amanhã.
A relação do grupo com os Estados Unidos e as ajudas ao Haiti eram os principais temas do encontro.
Além disso, também estava previsto que a Argentina confirmasse a ratificação do Tratado Constitutivo do bloco regional, aprovado pelo seu Parlamento no dia 9 de junho.
Dessa forma, a nação da presidente Cristina Kirchner se junta a Bolívia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela, entre aquelas que já aprovaram o documento.
A intenção de Quito é que o tratado pudesse ser aprovado por ao menos nove dos países-membros até julho ou agosto, quando o Equador deixará a presidência do bloco. Assim, o documento poderia entrar em vigor.
Uma fonte equatoriana informou hoje à ANSA que delegados de todos os países continuam dialogando para preparar a próxima reunião entre os chanceleres da Unasul.
Fonte - ANSA

Sem comentários: