domingo, 11 de julho de 2010

Venezuela e Equador ampliam cooperação

Venezuela e Equador estreitam as relações bilaterais com a ampliação de seus projetos conjuntos perfilados para a complementariedade nos âmbitos econômico e social em meio de realizar esforços por impulsionar a integração regional.
A criação do complexo Petroquímico do Pacífico na costa equatoriana, integrado por uma refinaria e várias plantas industriais, sobressaem entre os acordos assinados aqui durante o oitavo encontro presidencial Quito-Caracas nesta semana.
Outro dos eixos centrais das conversas foi a conformação da Petrosur, como ponta de lança para a unidade entre as nações da área e mecanismo para atingir a independência energética.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, e seu par equatoriano, Rafael Correa, analisaram também temas relacionados com os programas promovidos pela Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALVA), bem como a colaboração nos setores educativo, cultural e da saúde.
No contexto do diálogo binacional realizou-se a primeira operação financeira entre os dois países através do SUCRE (Sistema Único de Compensação Regional).
Com a venda a mais de cinco mil toneladas de arroz por essa via, Equador converteu-se em um dos primeiros países em utilizar esse inovador sistema, eixo para a construção de uma arquitetura financeira diferente na região. Anteriormente fizeram-no Cuba e Venezuela.
Correa e Chávez sustentam encontros periódicos para revisar os avanços de projetos conjuntos dentro da agenda de estratégia comum que abarca as esferas vitais como a soberania energética, alimentícia, produtiva, financeira e comercial, bem como segurança e defesa.
O encontro presidencial esteve precedido pelas comemorações do 5 de julho, Dia da Declaração de Independência de Venezuela.
Ambos presidentes renderam honras à heroína quitenha Manuela Sáenz no Panteão Nacional, onde agora repousam seus restos simbólicos, junto ao sepulcro do Libertador Simón Bolívar.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: