domingo, 4 de julho de 2010

Venezuela e Chile dividem presidência de novo bloco americano

Venezuela e Chile presidirão de forma conjunta um novo bloco americano, que promoverá a integração regional sem a presença dos Estados Unidos e do Canadá, anunciou neste sábado o ministério das Relações Exteriores venezuelano depois de uma reunião de chanceleres em Caracas.
"Os ministros das Relações Exteriores da Cúpula da América Latina e do Caribe, reunidos em Caracas neste sábado, concordaram que a Venezuela e o Chile levem a cabo a redação dos estatutos do novo organismo de integração regional", anunciou a chancelaria venezuelana em sua página na Internet.
A presidência do organismo, chamado Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), será repartida por Venezuela e Chile entre 2010 e 2012, período no qual ambas as nações deverão organizar as duas primeiras cúpulas do bloco e redigir "o documento de procedimentos" do grupo.
O principal objetivo do encontro, ao qual participaram quase 20 chanceleres dos 32 países do bloco, foi dar seguimento aos acordos alcançados na Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, realizada no México em fevereiro, quando foi aprovada a criação da Celac.
Durante a reunião, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, apresentou aos representantes latino-americanos o "Plano Caracas", que contém "um conjunto de objetivos para consolidar a integração das nações que fazem parte desta cúpula" em áreas como superação da pobreza e cooperação tecnológica.
Segundo a chancelaria, o "Plano Caracas" também prevê "a necessidade de construir um sistema multilateral de comércio justo" e "põe em discussão a necessidade de aumentar a cooperação entre os organismos regionais de integração", como Mercosul, Petrocaribe, Unasul e outros.
Na reunião também se decidiu, segundo a agência oficial de notícias AVN, que no próximo 6 de setembro será realizada em Caracas uma nova reunião do grupo para continuar a preparação da "Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos Países da América Latina e do Caribe" de julho de 2011, na qual a Celac será instalada de fato.
Fonte - AFP

Sem comentários: