domingo, 4 de julho de 2010

Equador decide aceitar versão da Colombia sobre escutas

O presidente do Equador, Rafael Correa, reiterou hoje que aceita a versão oficial do governo colombiano, que afirmou que o equatoriano não foi alvo de espionagem por parte do Departamento Administrativo de Segurança (DAS, serviço secreto da Colômbia).
As autoridades locais continuarão a investigação, mas os equatorianos já "aceitamos a postura oficial do governo colombiano e o restabelecimento das relações continua em andamento", disse Correa à emissora Brisas TV.
Há cerca de uma semana, o jornal El Universo, de Guayaquil, publicou a versão de um agente colombiano que afirmou que o DAS interceptou os telefones de Correa e de pessoas próximas a ele, após o bombardeio ilegal realizado por Bogotá contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, em 2008. A incursão militar, que deixou 26 mortos, ocasionou a ruptura dos laços diplomáticos entre as duas nações. A retomada das negociações bilaterais foi iniciada em novembro de 2009, quando foram designados os encarregados de negócios dos respectivos países.
Para Correa, a denúncia poderia ainda ter sido feita uma pessoa "ressentida" com a inteligência colombiana e que poderia dizer "qualquer barbaridade", como havia argumentado Álvaro Uribe, mandatário da nação vizinha, ao falar sobre o tema.
"Com esse já são vários os episódios nos quais pessoas mal intencionadas, provavelmente próximas ao DAS, querem, com informações que não correspondem à realidade, afetar o bom nome do governo e, neste caso, afetar as relações internacionais", disse Uribe na ocasião.
Na semana passada, o governo de Correa também pediu formalmente explicações. "Enviamos uma nota ao governo colombiano pedindo informação com relação às denúncias que desde o ano passado tínhamos e a informação que saiu em um meio de comunicação", confirmou o chanceler Ricardo Patiño na última quarta-feira.
Fonte - ANSA

Sem comentários: