quinta-feira, 1 de julho de 2010

Venezuela aprofunda estudos sociais em prol de desenvolvimento comuna

Venezuela impulsiona a aplicação de instrumentos estatísticos que permitam aprofundar nos estudos sobre a realidade sócio-demográfica das comunidades como uma via para gerenciar as políticas públicas destinadas a esses âmbitos.
Paralelamente à produção de dados locais em matéria educativa, de saúde, moradia, pobreza, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) promove o funcionamento dos observatórios sociais, desenhados para contribuir ao emprego desses registros em benefício das demarcações.
Trata-se de uma experiência de grande utilidade, pois a partir da informação coletada com ajuda dos moradores é possível tomar decisões para solucionar as dificuldades pontuais de cada lugar, declarou à Prensa Latina o gerente geral do INE, Luis Gerónimo Reyes.
Além de tributar às bases de dados nacionais, os censos realizados em pequenos espaços servem aos que ali residem para caracterizar seu meio social, ferramenta que deve traduzir na busca de estratégias de desenvolvimento a essa escala, comentou.
Reyes sublinhou que o trabalho dos especialistas desse instituto transcende as fronteiras urbanas para adentrar-se em zonas intrincadas e em assentamentos dissimiles como os conformados por cerca de 40 povos originários.
O terceiro inventario de operações estatísticas comunitárias foi apresentado nesta quarta-feira por especialistas do INE, como parte dos esforços por democratizar esses serviços em função das comunidades, núcleo fundamental da sociedade.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: