terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai, Bolívia e Argentina discutem questão energética

Representantes do Uruguai, da Bolívia e da Argentina se encontrarão na próxima quinta-feira em Buenos Aires para tratar de um acordo energético que envolve os três países, informou hoje o ministro da Indústria uruguaio, Roberto Kreimerman.
O objetivo é avançar no acerto de detalhes do transporte de gás da Bolívia, que passará pela Argentina e chegará ao Uruguai, disse Kreimerman hoje, após uma reunião de gabinete. O ministro informou que serão discutidas as possibilidades de fornecimento e volumes, e acrescentou que espera um andamento rápido dos acordos, assim que forem definidos os detalhes.
"Temos um horizonte de curto prazo para este adicional de gás da Bolívia. Lembremos que a Argentina já assegurou 300 mil metros cúbicos por dia, e nós temos um nível mais de médio prazo que visualizamos na regasificadora, além de um prazo mais longo para os trabalhos e estudos econômicos", completou o ministro.
Montevidéu e Buenos Aires têm avançado no acordo para a instalação de uma regasificadora que será responsável pela extração do gás natural líquido vindo da Bolívia e fará seu envio para a rede de distribuição de gás dos países envolvidos. A previsão é de que a central inicie seus trabalhos a partir de 2012.
Kreimerman acrescentou na semana passada o Uruguai conversou com o Brasil para trabalhar na integração energética regional. Ele e o ministro brasileiro de Energia, Marcio Zimmermann, conversaram sobre "a questão da infraestrutura e da interconexão" e "agora estamos resolvendo como vai ser a apropriação de energia pelo Uruguai neste momento", afirmou o ministro uruguaio.
O Uruguai também tem conversado com outros países e, na semana passada, também recebeu a visita de autoridades paraguaias.
Fonte - ANSA

Sem comentários: