quinta-feira, 8 de julho de 2010

Santos diz que a Alemanha apoiar'a a Colômbia no ingresse na OCDE

O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou hoje que a chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou interesse em apoiar o ingresso do país na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
"Pedimos apoio a Merkel e ela disse que tem interesse na adesão de países como a Colômbia" ao órgão, disse Santos em Berlim.
A OCDE é uma organização internacional formada pelos 31 países mais industrializados da economia de mercado. Os líderes das nações participam de reuniões periódicas para definir políticas com o objetivo de intensificar o crescimento econômico.
A passagem de Santos pela capital alemã faz parte de um giro pela Europa. Seguindo a agenda de encontros, amanhã ele irá a Paris, sede da OCDE, para uma reunião com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na qual também estará presente o secretário-geral do órgão, Angel Gurría.
Segundo Santos, que assumirá o Executivo colombiano em agosto, no encontro desta quinta-feira as autoridades irão dialogar "para analisar como podemos agilizar o processo" para entrada da Colômbia na organização.
Sobre a reunião com Merkel, o colombiano informou ainda que foram discutidos "temas que nos interessam desenvolver", em especial a mudança climática e o meio ambiente, além da ciência e da tecnologia, setor no qual ele pretende aumentar os investimentos.
A viagem pela Europa termina na sexta-feira em um encontro com o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Antes, ele esteve na Grã-Bretanha, onde, entre outros compromissos, se reuniu com o ex-premier Tony Blair.
Fonte - ANSA

Sem comentários: