quinta-feira, 8 de julho de 2010

Kirchner busca apoio do Congresso chileno para aprovar entrada na Unasul

O secretário-geral de Unasul, o argentino Néstor Kirchner, se reuniu nesta quarta-feira com senadores do Chile para que aprovem a inclusão do país na organização e disse que há "mais coincidências que divergências".
Kirchner chegou ontem ao Chile e já se encontrou com o presidente Sebastián Piñera e com os ex-presidentes Ricardo Lagos (2000-2006) e Michelle Bachelet (2006-2010).
Na reunião com o secretário-geral da Unasul, os parlamentares chilenos expuseram os aspectos positivos da incorporação e as apreensões a respeito do funcionamento eficiente da entidade. Depois da série de encontros, Kirchner disse estar "otimista quanto aos avanços feitos para que o processo de integração melhore".
O presidente do Senado chileno, Jorge Pizarro, declarou que os parlamentares estão interessados em fazer com que o processo de integração vá "muito além de acordos econômicos ou comerciais".
"Que seja uma integração política e cultural e que os temas tenham a ver com a vida das pessoas; falamos dos temas de respeito aos direitos humanos, fortalecimento da democracia e políticas energéticas", acrescentou.
Segundo Pizarro, "precisamos de um organismo forte na solução dos problemas e que não se transforme em mais um fórum de presidentes ou executivos sem capacidade resolutiva".
Fonte - EFE

Sem comentários: