quinta-feira, 1 de julho de 2010

Otimista Correa sobre crescimento econômico de Equador neste ano

O presidente equatoriano, Rafael Correa, expressou otimismo sobre os resultados econômicos do atual ano e revelou que no primeiro trimestre o setor não petroleiro cresceu mais de dois por cento com respeito a igual período de 2009.
Indicou que enquanto em 2004, durante o governo de Lucio Gutiérrez, a produção petroleira cresceu em 35 por cento, isto se deveu a que nesse ano começou a funcionar o Oleoduto de Crus Pesados.
Recordou que nesse então, a maior parte da produção das companhias multinacionais não ficava em Equador, pois de cada 100 barris de petróleo que extraíam, só deixavam 18 ao país, enquanto os outros 82 saíam ao exterior.
O mandatário equatoriano comentou que se estão renegociando os contratos petroleiros, e afirmou existe uma espécie de boicote das petroleiras privadas que não têm querido investir e por isso tem decrescido a extração de petróleo.
"Apesar disso nos fica bem mais do que nos ficava antes. Que extraiam menos, mas que nos fique mais", disse.
Acrescentou que devido à postura das petroleiras privadas, o setor petroleiro em geral tem decrescido em nove por cento, no entanto, insistiu que o setor não petroleiro marcha muito bem.
"A produção petroleira não responde às políticas econômicas, o que responde às políticas econômicas do Governo é o setor não petroleiro e é o que gera emprego e está reagindo perfeitamente bem", destacou.
"Estamos muito esperançosos em que as taxas de crescimento sejam bastante boas", ressaltou o Chefe de Estado.
Por outra parte, a empresa petroleira pública equatoriana, Petroecuador EP, anunciou nesta terça-feira que atingiu um recorde, durante 2010, na extração de petróleo em um dia em seus campos da Amazonia.
A extração de 140 mil 630 barris no passado 28 de junho constitui um recorde, pois superou inclusive a meta de produção diária fixada pela companhia estatal para junho, que se tinha calculado em uma média de 136 mil 373 barris diários.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: