quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.

Grandes revoluções aconteceram em praticamente todos os países da América do Sul. Todos eles sofreram mudanças drásticas, principalmente, no campo político. Por todo esse contexto, o senso sócio-político é extremamente aguçado. Há uma grande militância nesses países. O Brasil é que fica um pouco fora desse contexto. Pra quem já viajou pela América Latina, ou pesquisa sobre o assunto, sabe que há uma forte crítica aos brasileiros sobre seu posicionamento sócio político cultural. Pelo fato do Brasil ter dimensões continentais, até mesmo grandes golpes políticos, como o caso da Ditadura Militar, guerras civis e outros grandes momentos da história, não mobilizaram o pais num todo. Por conta disso, o que temos hoje são movimentos isolados e de pouca expressão. Os movimentos culturais são diversos, mas extremamente regionalistas. Pensando pelo lado da arte, isso é muito bom. Faz parte da identidade do país essa diversidade. Mas, por outro lado, no campo das Ciências Sociais e Política, temos uma total falta de unidade e, consequentemente uma grande desarmonia.
Após uma troca de idéias sobre a viagem feita por um dos parceiros do Avalanche, que ratificou boa parte do que já foi dito, a escola de História Política, junto à escola de Comunicação da Missão Avalanche, decidiu unir forças e está preparando um prático que acontecerá em terras chilenas.
O Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul. Dentro do contexto da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica, baixa percepção de corrupção e índices comparativamente baixos de pobreza. Possui uma consciência política muito forte e vários movimentos sociais engajados. Em paralelo a isso, é dono de um dos mais altos níveis de desigualdade de renda. Recentemente sofreu uma catástrofe natural, conhecida de todos.
Por todo esse contexto, a coordenação das escolas entendeu que agora é o melhor momento e lugar para complementar os estudos dos alunos dos respectivos cursos. Será uma experiência única de vivenciar um cristianismo prático e também ganhar uma bagagem de conhecimento in loco do contexto sócio-político de um dos países referência em nosso continente. E ainda servir a população chilena com projetos elaborados pela equipe.
Fonte - Gito

Sem comentários: