quinta-feira, 1 de julho de 2010

Banco Central da Bolívia registra superávit

O Banco Central da Bolívia (BCB) confirmou hoje que no primeiro trimestre deste ano registrou um superávit de 212 milhões de dólares, devido ao crescimento das exportações com respeito às importações.
Em seu relatório periódico, o ente emissor detalhou que esse indicador é maior que o observado em similar período de 2009 (185 milhões de dólares), que se origina principalmente no superávit na balança comercial e nas transferências privadas provenientes do exterior.
A avaliação também assinala que a posição externa do país andino é sólida devido a que se observa pelo terceiro ano consecutivo uma situação credora.
Os níveis de endividamento da Bolívia, medidos através de indicadores de solvência e liquidez, encontram-se muito por abaixo dos limites utilizados por organismos internacionais para qualificar a dívida como insustentável, detalha o documento oficial.
De acordo com o BCB, estes resultados são consequência de uma balança comercial positiva, que registrou um auge de 159 por cento com respeito a similar período de 2009.
Esse lucro é possível graças ao crescimento das exportações com aumentos em volumes e preços dos principais produtos, sobretudo gás natural que se envia ao Brasil e as vendas de zinco e estanho, entre os minerais.
Até março último, aclara o BCB, 80,8 por cento das importações corresponderam a bens intermediários e de capital destinados principalmente à indústria e à agricultura.
O BCB também se refere às remessas do exterior que contribuíram ao saldo positivo da conta corrente, que atingem 221 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2010, montante menor em cinco por cento frente ao registrado no ano passado neste período.
A respeito das Reservas Internacionais Netas, o BCB informa que ascendem a 8 bilhões 447 milhões de dólares, que permite cobrir 19 meses de importações de bens e serviços, um dos mais altos da América Latina.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: