domingo, 4 de julho de 2010

Justiça Peruana pede penas concretas contra a corrupção

A Corte Suprema da Justiça do Peru pediu hoje ao governo que adote medidas concretas contra a corrupção e fez um apelo para os compromissos assumidos no Pacto da Nação contra a Corrupção sejam cumpridos.
"Para nós, a luta contra a corrupção não pode ser lírica e nem literária", disse o titular da Corte Suprema, Javier Villa Stein, referindo-se ao pacto assinado ontem entre os representantes dos poderes do Estado, partidos políticos e organizações da sociedade civil.
"Quando falamos de luta contra a corrupção na perspectiva realista supõe que deixemos as palavras bonitas e digamos como vamos agir", complementou o magistrado, que poderá ser candidato às eleições presidenciais de 2011.
O documento firmado na sexta-feira, em uma reunião liderada por Villa Stein, prevê a melhoria e dos mecanismos de prestação de contas, o acesso à informação e a promoção da transparência na administração pública.
O caso mais conhecido do país relacionado a esse crime refere-se ao ex-presidente Alberto Fujimori, que governou a nação de 1990 a 2000. Além de ter sido condenado por três casos de corrupção, o ex-mandatário também já foi considerado culpado por outros crimes, como o de violação dos direitos humanos.
Fonte - ANSA

Sem comentários: