quarta-feira, 7 de julho de 2010

Venezuela: detido “último grande chefe” colombiano do cartel Norte del Valle

As autoridades venezuelanas detiveram Carlos Alberto Rentería Mantilla, um dos narcotraficantes mais poderes da Colômbia e o “último grande chefe” do cartel do Norte del Valle.
Conhecido pelo diminutivo “Beto", Rentaría era um dos narcotraficantes mais procurados e por quem o Departamento de Estado dos EUA ofereciam cinco milhões de dólares pela captura.
Segundo a imprensa venezuelana a detenção teve lugar no último domingo, dez anos depois de as autoridades iniciarem uma investigação por branqueamento de ativos.
Fontes não oficiais dão conta de que o narcotraficante teria realizado várias cirurgias plásticas para modificar a sua aparência facial.
Carlos Alberto Rentaría Mantilla nasceu a 11 de março de 1945 em Tuluá (Colômbia), era fornecedor de materiais para o processamento de substâncias alucinogénicas, uniu-se a grandes narcotraficantes do Centro e Norte del Valle, entre eles o falecido José Santacruz Londoño, conhecido como “Chepe Santacruz”, Arturo de Jesús Herrera Saldarriaga, conhecido como “Bananas” e o capturado Henry Loaiza Ceballos, conhecido como “El Alacan”.
A organização que dirigia é acusada de processar e distribuir cocaína ao longo de 15 anos, que enviava para o México e Estados Unidos. Em 2004 um tribunal norte-americano emitiu um mandado de detenção por tráfico de droga.
Segundo as autoridades norte-americanas, o cartel Norte del Valle exportou da Colômbia para os EUA pelo menos 500 toneladas de cocaína valorizadas em mais de 10 milhões de dólares, entre 1990 e 2004.
Com a captura, em 2007, de Diego Montoya, alias “Don Diego”, outro de los líderes de esse cartel, que depois foi extraditado da Colômbia aos EUA, o grupo teria ficado desarticulado.
Fonte - Informação

Sem comentários: