terça-feira, 13 de julho de 2010

Vale inicia produção de fosfatos no Peru

Vale informou nesta segunda-feira o início das atividades de produção na Mina Fosfatos Bayóvar, localizada em Piura, na província de Sechura, norte do Peru. Essa operação marca o início do primeiro projeto greenfield da Vale no mercado de fosfatos.
Após cumprido o período de testes, a mina, que terá capacidade de produção de 3,9 milhões de toneladas anuais de rocha fosfática, entrou em operação no último fim de semana, mas a data oficial de inauguração é no dia 05 de agosto. O investimento no projeto, que teve início em 2007, foi estimado em US$ 566 milhões.
A nova operação inclui, além da mina, uma planta concentradora de fosfatos, uma estrada de 32 quilômetros, correia transportadora e um terminal marítimo.
A produção de Bayóvar, que possui recursos de classe mundial, atenderá principalmente o mercado brasileiro, onde a demanda por insumos de fertilizantes é crescente. O Brasil importa cerca de 90% do potássio e 53% dos fosfatados que utiliza na produção de fertilizantes.
Além de Bayóvar, no negócio de fertilizantes, a Vale possui a mina Taquari-Vassouras, em Sergipe, a única mina de potássio em operação no Brasil, e detém um atrativo portfólio de projetos em desenvolvimento.
No potássio, a Vale tem o projeto Carnalita, em Sergipe, e os projetos Rio Colorado e Neuquén, na Argentina, e Regina, no Canadá. No caso do fosfato, a Vale desenvolve ainda o projeto Evate, em Moçambique.
Fonte - Globo

Sem comentários: