sexta-feira, 9 de julho de 2010

Presidente eleito convida Chávez para posse na Colômbia

O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quarta-feira que convidou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para assistir à sua posse em 7 de agosto, o que seria um novo sinal de reaproximação entre os dois governos após anos de conflitos.
O Presidente Chávez já havia dito que não teria problemas em encontrar o novo presidente colombiano e apertar sua mão, apesar das diferenças ideológicas que os separam.
As relações entre Colômbia e Venezuela estão congeladas desde o ano passado, por iniciativa de Chávez, em retaliação a um novo acordo militar entre Bogotá e Washington, que o presidente venezuelano vê como uma ameaça à sua soberania.
A Colômbia também tem relações complicadas com o Equador, mas os dois países estão tentando se reaproximar, após o rompimento causado por uma ação militar colombiana contra as Farc em território equatoriano, em 2008.
Em visita à Europa, Santos celebrou também a confirmação de que o presidente do Equador, Rafael Correa, assistirá à sua posse.
Fonte - Folha

Sem comentários: