segunda-feira, 19 de julho de 2010

Partidos aliados a Santos terão maioria no Senado colombiano

Dois partidos aliados ao presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, terão 50 das 102 cadeiras do Senado que iniciará seus trabalhos na terça-feira, indicou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que no domingo apresentou a confirmação dessa câmara depois das legislativas de março.
O Partido Social de Unidade Nacional (a U, direita), que lançou a candidatura presidencial de Santos e é o maior da coalizão que apoia o atual presidente Alvaro Uribe, se tornará a principal força da Câmara Alta, com 28 senadores, informou o CNE em comunicado.
O Partido Conservador, um dos dois tradicionais do país e também integrante da coalizão de governo, terá 22 cadeiras no Senado a partir de 20 de julho, segundo o organismo.
Outro partido histórico, o Liberal (PL), contará com 17 senadores, enquanto que o polêmico Partido da Integração Nacional (PIN) - identificado por diversas ONG como ligado a paramilitares de extrema direita - terá nove legisladores na Câmara Alta, segundo o CNE.
Os partidos Mudança Radical (CR, centro-direita) e Pólo Democrático (PDA, esquerda) ocuparão oito cadeiras cada, enquanto que cinco corresponderão ao Partido Verde do candidato à presidência Antanas Mockus, derrotado por Santos no segundo turno.
Por último, o Movimento Mira contatá com três senadores e os indígenas com dois, completou o órgão eleitoral.
Fonte - AFP

Sem comentários: