sexta-feira, 16 de julho de 2010

Crescem exportações de carne brasileira para o Chile

No primeiro semestre desde ano o volume exportado foi 12 vezes maior.
As importações de carne bovina do Chile até junho cresceram 35% entre 2009 e 2010. Isso em função da forte condição econômica do país e pequena produção doméstica, segundo informações do MLA, Meat and Livestock Austrália.
Dados divulgados pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostram que no primeiro semestre deste ano,o volume exportado de carne bovina brasileira para o Chile foi doze vezes maior que o embarcado no mesmo período de 2009. O volume total de carne exportado passou de 912 toneladas equivalente carcaça para 10,8 mil tec.
De acordo com a Scot Consultoria, no começo de 2009 as exportações foram liberadas, após um período de embargo por conta dos problemas sanitários enfrentados anteriormente pelo Brasil.
Mesmo com o aumento das exportações brasileiras para o Chile, o potencial ainda está longe de ser atingido. Em 2005, por exemplo, o Brasil chegou a exportar 55 mil tec para este mercado no primeiro semestre. Além do Brasil, outros grandes fornecedores de carne do Chile são Paraguai, Argentina e Austrália. Todos registraram aumento entre 2009 e 2010.
Fonte - Scot Consultoria

Sem comentários: