quarta-feira, 14 de julho de 2010

Continuam conversas oficiais entre Bolívia e Chile

Os vice-ministros Mônica Soriano, da Bolívia, e Fernando Schmidt, do Chile, prolongaram para hoje sua reunião sobre relações bilaterais, cujos resultados oferecerão em conferência de imprensa.
A delegação boliviana de Exteriores afirmou que a reunião não pôde concluir seus debates a véspera como estava previsto e continuará nesta terça-feira por várias horas mais.
Soriano e Schmidt encabeçaram às delegações que retomaram a discussão sobre uma agenda de 13 pontos que debatem ambas as partes desde 2006 e inclui a demanda marítima de La Paz. Bolívia pede a restituição da saída ao Océnano Pacífico, perdida na guerra que travou com Chile no fim do século XIX.
A delegação chilena integram-na ademais o cônsul geral em La Paz, Jorge Canelas, o diretor de Países Limítrofes e Assuntos Regionais, Pedro Suckel, e a diretora executiva da Agência de Cooperação Internacional, Cristina Laço, entre outros.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem à imprensa que a demanda da soberania marítima para o país está na agenda de debates com o governo do Chile, ainda que reconheceu que é um tema que requer tempo, estudo e confiança mútua.
A reunião bilateral Bolívia-Chile dá continuidade a outra realizada em novembro de 2009.
Chile e Bolívia não têm relações diplomáticas a nível de embaixadores desde 1962, salvo um parêntesis entre 1975 e 1978, devido à falta de uma solução ao pedido histórico de La Paz a uma saída soberana ao mar.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: