quarta-feira, 14 de julho de 2010

América Latina gerará quase metade do lucro do Santander em 2010

O grupo espanhol Santander vai gerar quase metade do lucro de 2010 na América Latina, afirmou o diretor da divisão americana do banco, Francisco Luzón, em entrevista publicada nesta terça-feira no jornal El País.
"Este ano 45% do lucro do grupo virá da América Latina", contra 36% em 2009, afirmou Luzón.
O jornal considera que a queda de resultados na Espanha e a forte alta no Brasil são os motivos dessa mudança forte na composição geográfica dos resultados do banco.
"O peso do Reino Unido, América Latina e Estados Unidos vão crescer e o da Espanha irá cair. O grupo colhe os frutos de US$ 41 bilhões investidos ante os US$ 15 bilhões do BBVA", aponta o diretor do Santander na entrevista.
O Brasil, que representou aproximadamente 20% dos resultados do grupo em 2009, terá um peso de 23% em 2010.
Quanto ao México, Luzón sinaliza na entrevista que não cogita lançar na bolsa uma parte de sua divisão, "mas não descarta a médio prazo".
Dos 8,94 bilhões de euros que o Santander lucrou em 2010, o Brasil correspondeu a 3,01 bilhões e o restante da América Latina com 2,318 bilhões de euros.
Na segunda-feira, Luzón havia afirmado ao Financial Times que o Santander está buscando mais aquisições no Peru e Colômbia para reforçar o processo de expansão pela América Latina.
Fonte - Reuters

Sem comentários: