sábado, 17 de julho de 2010

Colômbia adota modelo brasileiro de exportação via postal

Foi implantado nessa semana na Colômbia o modelo brasileiro de exportações por via postal, o Exporta Fácil. A iniciativa facilita as remessas ao exterior de produtos de micro e pequenas empresas. Na Colômbia, essas empresas respondem por 99% dos empregos do país.
O projeto brasileiro deve impulsionar o crescimento das empresas colombianas ao reduzir a burocracia no despacho aduaneiro e diminuir os custos do embarque das mercadorias. Desde dezembro do ano passado, o projeto vinha sendo testado de forma experimental em três cidades da Colômbia. Consultores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), sob coordenação da Subsecretaria de Serviços Postais do Ministério das Comunicações deram apoio técnico para o desenvolvimento da ideia.
A intenção é que o serviço de vendas externas por via postal seja implantado em uma cidade em cada departamento da Colômbia, que são equivalentes aos estados brasileiros. O projeto começará remetendo ao exterior cargas que não ultrapassem 30 kg por unidade nem superem o valor de U$ 2 mil.
O Exporta Fácil também foi implantado no Peru e no Uruguai. Estudos técnicos estão em andamento para que o projeto também possa funcionar no Chile e na Argentina. O programa foi criado em 1999 e, desde então já possibilitou a exportação de U$ 1,2 bilhão em mercadorias brasileiras.
Fonte - Portal Brasil

Sem comentários: