domingo, 4 de julho de 2010

Bolívia terá lei para punir contrabando como narcotráfico

O Governo de Evo Morales vai aprovar uma lei que endurecerá as sanções contra o contrabando e tratará os envolvidos nessa atividade com o mesmo rigor que os traficantes, publica neste sábado a imprensa local.
Segundo a agência estatal "ABI", o vice-presidente Álvaro García Linera informou que enviou ao Congresso um projeto de lei que confisca os bens dos contrabandistas e pune com 15 anos de prisão os funcionários estatais envolvidos nesta atividade.
A autoridade assegurou que a nova norma contra o contrabando será "uma espécie de Lei 1008", a lei de regime de substâncias controladas e coca.
O projeto aprende ferramentas, imóveis e veículos utilizados por contrabandistas, além da detenção de pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos fatos, sanções que atualmente eram aplicadas narcotráfico.
A proposta do Governo aponta para o aumento de cinco para 15 os anos de prisão para os funcionários estatais ou policiais vinculados com essa atividade.
Bolívia teve períodos de desabastecimento de combustíveis e elevação de preços de alimentos como o açúcar pelo envio ilícito desses produtos em direção a países vizinhos como o Peru, Argentina, Brasil e Chile.
Fonte - EFE

Sem comentários: