segunda-feira, 5 de julho de 2010

Morales ameaça fazer greve de fome se Congresso não aprovar lei

O presidente da Bolívia, Evo Morales, ameaça fazer uma greve de fome se o Congresso de seu país não aprovar, antes do dia 22 de julho, a última das cinco leis orgânicas previstas na Constituição aprovada no ano passado, informou neste domingo, 4, a agência ABI.
"Não tenho porque esconder: se vocês não me aprovam as cinco leis até o 22 de julho, que é um mandato do povo boliviano e produto do voto do povo boliviano, vou fazer uma greve de fome", disse Morales no sábado.
O Congresso boliviano já aprovou quatro das leis orgânicas. Falta apenas a aprovação da Lei de Autonomias e Descentralização, que recentemente recebeu a oposição de grupos indígenas do leste do país. Há duas semanas, eles realizam marchas contra o projeto do governo.
Entre as demandas do grupo, ligado à Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia (CIDOB), está aumentar o seu número de representantes no Congresso e obter recursos para suas regiões. A lei de Autonomias e Descentralização pretende regular a organização territorial do Estado e a elaboração dos estatutos autonômos, a transferência e delegação competencial, o regime econômico financeiro e a coordenação entre o nível central e as entidades territoriais descentralizadas e autônomas.

Fonte - Estadão

Sem comentários: