sábado, 17 de julho de 2010

Ministro propõe mudanças na legislação eleitoral

O ministro do Interior do Uruguai, Eduardo Bonomi, propôs alterações na legislação eleitoral do país, como o fim do segundo turno quando um candidato conquistar 45% dos votos ou até mesmo 40%, caso fique dez pontos percentuais à frente do segundo colocado.
De acordo com Bonomi, o segundo turno foi instituído no Uruguai em 1996 pelos partidos Colorado e Nacional para "evitar o triunfo da coalizão Frente Ampla, que é a única coisa que os une".
O ministro formulou a proposta durante uma mesa redonda denominada "Montevidéu em debate capital de ideias", da qual também participaram os senadores Ernesto Agazzi e Lucía Topolansky, mulher do atual presidente, José Mujica.
Mujica chegou à presidência após as eleições do ano passado, quando venceu o representante Luis Lacalle, do Partido Nacional, no segundo turno.
A vitória de Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, foi a segunda vez consecutiva que a Frente Ampla venceu o pleito presidencial no segundo turno. Em 1999, Tabaré Vázquez derrotou o colorado Jorge Batlle.
Fonte - DCI

Sem comentários: