sábado, 3 de julho de 2010

Chávez está disposto a reunir-se com novo presidente da Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que está disposto a se encontrar com o colega eleito na Colômbia, Juan Manuel Santos, para melhorar as difíceis relações entre os dois países.
"Se tiver que me reunir com o novo presidente da Colômbia e dar a mão a ele, não terei problemas", afirmou Chávez, recordando cumprimentos a líderes dos EUA, país com o qual não mantém uma boa relação.
"Não tenho problemas em dar [a mão], peço somente que respeitem meu país, que nos permitam sermos livres e construir a liberdade, para nos libertarmos do jugo da ditadura da burguesia", assegurou.
O venezuelano, que antes das eleições na Colômbia havia ameaçado não negociar com Santos caso ele fosse vencedor, admitiu o reconhecimento dado pelos eleitores.
"O imperialismo está mais interessado em um conflito entre Colômbia e Venezuela, mas nós seguiremos avançando pelo caminho da paz", disse.
Durante a campanha eleitoral, Santos também reiterou o desejo de se encontrar com Chávez para normalizar os vínculos bilaterais, embora este afirmasse ser "muito difícil" retomar os laços entre os países com um presidente que tivesse o apoio do atual líder colombiano, Álvaro Uribe.
O presidente da Venezuela acusava Santos de ser um "perigo" para a paz regional por ter coordenado, como ministro da Defesa, um ataque a um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano, em 2008. Na época, a ação desencadeou uma crise regional, a ruptura com Quito e um distanciamento de Caracas.
Desde o último ano, a Venezuela também mantém congeladas as relações bilaterais com a Colômbia. Em fevereiro passado, Chávez e Uribe ainda chegaram a protagonizar um bate-boca durante a última Cúpula do Grupo do Rio, realizada no México.
Estima-se que a postura de Santos -- que assume a presidência em agosto -- será mais conciliadora e que, portanto, ele terá mais sucesso na política direcionada aos vizinhos.
Fonte - Gazeta

Sem comentários: