segunda-feira, 5 de julho de 2010

Chávez diz que Celac "deixa para trás imposições dos EUA e OEA" à região

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) abre caminho para que a região "deixe para trás" o tempo das "imposições dos Estados Unidos e da Organização dos Estados Americanos (OEA)", informaram neste domingo meios de imprensa oficiais.
Chávez discursou no fechamento da reunião ministerial da Celac, realizada no sábado em Caracas a portas fechadas, informou a estatal "Agência Venezuelana de Notícias (AVN)".
Washington e a OEA "condenaram" à América Latina e o Caribe "à miséria, ao atraso, à dependência e ao subdesenvolvimento", acrescentou o chefe do Estado venezuelano e promotor do chamado socialismo do século XXI.
A reunião ministerial da Celac concluiu no sábado com o acordo de encarregar à Venezuela e ao Chile para a "redação dos estatutos" do novo mecanismo de integração durante a Presidência pró-tempore que compartilharão entre 2010 e 2012, informou um comunicado da Chancelaria venezuelana.
O encontro teve como objetivo "desenvolver o caminho para a cúpula" presidencial que será realizada em 5 de julho de 2011 em Caracas, além de revisar temas de interesse para a região, segundo o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.
A criação da Celac, com a exclusão dos Estados Unidos e Canadá, foi estipulada pelo Grupo do Rio na cúpula de fevereiro no México, e reúne 33 países: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica e México.
Engloba ainda Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela, de acordo a informação oficial.
Fonte - EFE

Sem comentários: