segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bolívia e Peru analisarão nova fase das relações bilaterais

O chanceler boliviano, David Choquehuanca, visitará Lima no próximo dia 22 para discutir com seu homólogo peruano, José Antonio García Belaúnde, a "nova fase" nas relações bilaterais, informou o embaixador da Bolívia no Peru, Franz Solano.
"O chanceler Choquehuanca pretende fazer uma avaliação da relação bilateral com o ministro das Relações Exteriores peruano, estamos definitivamente em uma nova fase, temos melhorado muito", disse o embaixador boliviano.
Solano considerou ainda que "os distanciamentos e as divergências" ficaram para trás. Segundo ele, a Bolívia está interessada em fortalecer as ações conjuntas com o Peru na luta contra o tráfico de drogas e contra as atividades ilegais na fronteira, além de melhorar o comércio.
As relações entre as duas nações esfriaram em decorrência das gestões do conservador Alan García e do esquerdista Evo Morales, presidentes de Peru e Bolívia. Os dois líderes não chegaram a um consenso, por exemplo, em relação às assinaturas de acordos de livre comércio com a União Europeia ou com os EUA, ambos firmados por Lima.
No início de junho, os dois ministros das Relações Exteriores se reuniram durante a 40ª Assembleia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), realizada em território peruano.
Fonte - DCI

Sem comentários: