segunda-feira, 21 de junho de 2010

Santos convida Venezuela e Equador a abrirem caminhos

O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, convidou neste domingo os governos de Equador e Venezuela a "abrir caminhos de cooperação rumo ao futuro", em seu primeiro discurso após ganhar as eleições com 69% dos votos.
"Quero trabalhar de mãos dadas com os países vizinhos, desenvolver uma agenda conjunta de cooperação e integração em todas as frentes", disse Santos perante milhares de simpatizantes reunidos no coliseu El Campín, em Bogotá.
Segundo Santos, do governista Partido Social da Unidade Nacional, nas "relações conflituosas" como as que tem atualmente Colômbia com o Equador e a Venezuela sempre "há duas alternativas: olhar com amargura para o passado ou abrir caminhos de cooperação rumo ao futuro".
"Convido-os a abrir caminhos pelo bem de nossos povos", insistiu Santos, ex-ministro da Defesa do presidente Álvaro Uribe, se referindo às conflituosas relações atuais com os países vizinhos.
Santos também quis enviar uma mensagem à comunidade internacional ao assegurar que "todos os países do mundo e sobretudo os da região podem estar seguros que no Governo que assumirá no próximo dia 7 de agosto encontrarão um aliado e um parceiro comprometido".
"Quero que os habitantes da América Latina tenham uma região mais unida na geração de bem-estar e prosperidade, mais solidária no social e segura no econômico", ressaltou.
Ele acrescentou que "a diplomacia e o respeito" serão seu "eixo" no manejo das relações internacionais, ao destacar que a Colômbia "tem muito que oferecer ao mundo".
"Temos tradição de respeito ao direito internacional e após 40 anos na defensiva esperamos assumir a liderança que nos corresponde", destacou Santos.
Fonte - EFE

Sem comentários: