sábado, 26 de junho de 2010

Brasil como centro do mundo

Com escritórios em mais de vinte países e clientes como Coca-Cola, Banco Santander, Adidas e a realização de diversas campanhas de candidaturas para ser sede dos Jogos Olímpicos, a Havas Sports and Entertainment é uma das principais agências do mercado mundial de marketing esportivo. O blog entrevistou, com exclusividade o diretor global da empresa, o espanhol Ignacio Iglesias, que falou sobre o crescimento deste setor, retorno de investimento, o reinado do futebol e perspectivas para o Brasil nos próximos anos. Confiram a primeira parte desta entrevista, a segunda será publicada na semana que vem.
O Brasil vai receber os dois maiores eventos esportivos do mundo nos próximos anos, qual a importância desta fato para o mercado e como as agências internacionais estão trabalhando isso?
Estas escolhas são um reconhecimento ao crescimento do Brasil nos últimos anos e o papel que o país passou a exercer internacionalmente. A consolidação da democracia, o desenvolvimento da economia, o papel chave na América Latina, a capacidade dos brasileiros de se adequar as exigências e, claro, a paixão pelo esporte. Todos estes fatores fizeram com que dirigentes do mundo todo olhassem o Brasil como o local que merece receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas e provar que sabe receber e organizar eventos como estes. E é, sem dúvida, uma oportunidade única para o Brasil fazer parte definitivamente do grupo de países mais desenvolvidos do mundo.
Será o principal mercado?
A agência de marketing esportivo que não estava de olho no Brasil, agora vai ter o país como seu alvo estratégico no processo de crescimento e conquista de novos mercados. E tenho certeza que o país vai ser a capital para todos os negócios no continente sul-americano. Algumas chegarão apenas atraídas pelos acontecimentos, mas sem ter feito uma análise profunda do mercado, público, perfil comportamento e outras particularidades.

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