sábado, 19 de junho de 2010

Equador negoceia exportação de banana para a União Europeia

Uma delegação da União Europeia avaliou hoje de forma positiva os diálogos que manteve com autoridades equatorianas com objetivo de retomar as negociações para firmar um acordo comercial destinado "ao desenvolvimento".
"Foram reuniões muito construtivas, muito francas, nas quais ambos apresentamos nossos objetivos, nossas limitações também", afirmou o diretor político para a América Latina da Comissão Europeia, Gustavo Martínez Prada.
A delegação esclareceu que o encontro tinha como objetivo avaliar a possibilidade de o reiniciar as negociações em um futuro próximo, e não iniciá-las agora. "Não foi uma reunião de negociação, mas sim para ver se encontramos os espaços que nos fazem pensar que as negociações possam ser feitas de uma perspectiva razoável de êxito", explicou, por sua vez, o chefe de negociação europeu, Gaspar Frontini.
O Equador decidiu suspender as negociações com a União Europeia em julho de 2009, até solucionar o conflito que teve com o bloco por mais de 15 anos causado pelo aumento de taxas para exportação de bananas.
Em dezembro, a UE aceitou reduzir gradualmente os tributos às importações da fruta, fixando o valor de 176 para 114 euros por tonelada até 2017. Além disso, o governo equatoriano procura um tratado diferente dos que já foram firmados recentemente com Colômbia e Peru, que visam somente o livre comércio, e foram repudiados por Equador e Bolívia -- que pediam negociações em blocos, ou seja, entre a UE e a Comunidade Andina de nações.
Fonte - ANSA

Sem comentários: