quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil e Peru - Encontro sobre Integração enegética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de reunião, nesta quarta-feira, em Manaus, com o presidente do Peru, Alan Garcia, para tratar da integração energética entre os dois países. A agenda do presidente não tem outros eventos públicos marcados.
Antes, equipes técnicas dos dois países vão ajustar um acordo de abastecimento de energia do e a exportação dos excedentes do Peru para o Brasil. Um convênio iniciará o processo de interconexão das redes elétricas e buscará contribuir com a segurança energética dos dois países, segundo o porta voz da presidência brasileira, Marcelo Baumbacha. O convênio faz parte da Aliança Estratégica bilateral e deve fixar regras gerais para a participação brasileira nos projetos hidroelétricos peruanos e possibilitar a exportação a Brasil de parte do excedente gerado.
Outros temas do encontro serão a cooperação técnica, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação e a Agência Peruana de Cooperação Internacional, e o início das negociações entre a Caixa Econômica Federal, do Brasil, e o Banco da Nação, de Peru, para a colaboração bilateral, em particular nas áreas habitacional.
Baumbach informou que o intercâmbio comercial entre os dois países passou de 724 milhões de dólares, em 2003, a três mil 300 milhões de dólares, em 2008, enquanto no primeiro semestre de 2010, já somaram 766 milhões de dólares, uma recuperação de 48,7% em comparação com igual etapa de 2009. As exportações brasileiras a Peru cresceram 34,1 por cento, enquanto as importações fizeram-no 92% em relação com igual etapa do ano passado, o que Baumbach afirma constitui uma demonstração da rápida recuperação das perdas pela crise financeira internacional.
O porta-voz disse que a integração fronteiriça também aparece na agenda do encontro entre os dois presidentes, como um aumento significativo no fluxo de pessoas na fronteira.
A uma pergunta sobre se esse incremento está acompanhado de um crescimento do narcotráfico na fronteira comum, Baumbach respondeu que não possui dados específicos sobre uma eventual elevação dessas atividades ilegais, mas sustentou que o tema é uma preocupação constante do governo brasileiro.
O maior projeto conjunto na área energética é o chamado "Gasoduto do Sul" do Peru, que deverá ser construído entre as regiões de Cuzco, Arequipa, Puno, Moquegua e Tacna para aproveitar os enormes reservas de gás do país andino, que estão calculadas em 15 trilhões de pés cúbicos. Deste projeto, que gerou polêmicas em alguns setores sociais e políticos peruanos, participará a construtora brasileira Odebrecht.
A reunião entre Lula e García terá um encontro paralelo de empresários brasileiros e peruanos, que tentarão identificar novas oportunidades de negócios para ampliar o comércio entre os dois países.
Fonte - A Voz da Cidade

Sem comentários: