terça-feira, 29 de junho de 2010

Relações estratégicas – Venezuela e Síria firmam aliança e a batizam de ‘Eixo dos Valentes’

O “Eixo dos Valentes”, constituído durante encontro dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Síria, Bashar al-Assad, sábado à noite no Palácio de Miraflores, em Caracas.
Os dois definiram o eixo como “uma aliança estratégica por um mundo novo”. Chávez e Assad destacaram que pretendem não apenas trabalhar pela permanência da anunciada aliança entre Damasco e Caracas, mas também ampliar a cooperação entre os dois países, em diferentes âmbitos.
— Chávez fixou a imagem de resistência da Venezuela no cenário internacional.
Estou feliz de cruzar o Atlântico pela primeira vez e de começar minha visita aqui em Caracas, capital de um país bonito e símbolo, junto com seu presidente, na luta contra os ventos que vêm do Norte — elogiou Assad, que da Venezuela seguiu para Cuba e chega ao Brasil quarta-feira.
Para Assad, a Venezuela não se limitou a conservar e preservar a vida dos imigrantes sírios, tendo apoiado as causas de seu país. Ele convocou a comunidade síria na Venezuela a participar do novo pacto de cooperação.
— Devemos ser fortes para que o mundo nos respeite e, para isso, não podemos ficar isolados.

Fundo para ajudar projetos bilaterais
Chávez, que visitou a Síria em 2006 e 2009, qualificou como estratégica a aliança entre as duas nações, depois de destacar que é a primeira vez que um presidente sírio visita Caracas.
Ministros dos dois governos assinaram quatro acordos nas áreas de agricultura e de cooperação científica e tecnológica. Também acertaram o projeto de elaboração de uma empresa mista para a produção e distribuição na Venezuela de azeite de oliva sírio.
Chávez informou ainda que os dois países decidiram criar um fundo misto de financiamento com aporte de US$ 50 milhões por parte de cada um para impulsionar projetos bilaterais.
Fonte - Plano Brasil

Sem comentários: