sexta-feira, 25 de junho de 2010

Equador também retoma controle sobre o petróleo

O ministro de Recursos Naturais Não-Renováveis do Equador, Wilson Pastor, pretende enviar semana que vem para as companhias petrolíferas o modelo do novo contrato que ela terão de assinar para continuar operando no país: "As empresas terão o modelo do contrato em mãos até o final da semana que vem", afirmou.
A exemplo do Brasil, o governo do presidente Rafael Correa quer substituir os contratos atuais, de partilha da produção entre as companhias petrolíferas e o governo, pelo de prestação de serviços.
Sob os novos termos, o país volta a ter controle sobre suas riquezas, passando a remunerar as empresas pela produção de petróleo e gás.
Pastor anunciou que haverá dois estágios para as negociações. O primeiro relacionado a tópicos jurídicos e o seguinte às taxas de pagamento e aos investimentos.
Os pagamentos incluiriam um "lucro razoável", segundo o ministro. Pastor espera chegar a um consenso sobre as questões jurídicas até julho e a respeito das taxas de pagamento e investimentos até agosto.
Fonte - Monitor Mercantil

Sem comentários: