domingo, 20 de junho de 2010

Parlamentares da UNASUL discutem a criação de um órgão legislativo

Os presidentes dos congressos dos países-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) iniciaram no dia 14 na capital equatoriana uma reunião que terá o objetivo de impulsionar a criação do Parlamento da Unasul.
No encontro de dois dias, busca-se discutir e aprovar um "protocolo adicional" para iniciar os trabalhos do órgão legislativo, citado no tratado constitutivo do bloco e que será instalado em Cochabamba, na Bolívia.
"Estamos dispostos a dizer a [o libertador] Simón Bolívar que hoje finalmente demos os passos necessários para começar a construção da pátria grande", afirmou o presidente da Assembleia Nacional (Congresso) do Equador, Fernando Cordero, ao inaugurar o encontro, que terminará nesta terça-feira.
Os participantes analisaram um modelo de protocolo formulado por um grupo de trabalho que estabelece o funcionamento, a composição e as atribuições do parlamento. Com o encontro, a intenção é promover a ratificação do tratado constitutivo da Unasul -- entidade que existe desde maio de 2008 --, apresentar o plano de trabalho 2010-2011 e estudar a proposta de criação do Banco do Sul.
Também participam da reunião representantes do Mercosul, do Parlamento Andino (Parlandino), do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), do Parlamento Amazônico Internacional (PAI) e do Parlamento Indígena da América (PIA).
O presidente do Equador, Rafael Correa, cujo país atualmente preside a entidade, e o secretário-geral da Unasul e ex-mandatário argentino, Néstor Kirchner, irão se encontrar para analisar os "temas prioritários" da agenda do bloco.
Fonte - ANSA

Sem comentários: