domingo, 27 de junho de 2010

Cúpula da ALBA solicita que indígenas protejam unidades nacionais

De maneira unânime, tanto os mandatários como as delegações da X Cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (ALBA) e o público que lotou o Coliseu de Otavalo, respaldaram o chamado à unidade.
Se uma conclusão puder ser projetada sobre todos os pontos da Declaração de Otavalo e das intervenções dos Presidentes de Equador, Bolívia, Venezuela, o vice-presidente de Cuba e os convidados especiais, esta seria, sem dúvidas, o chamado à unidade.
Convocada pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, para debater temas indígenas e afro-descendentes, ficou em evidência a necessidade de evitar que inimigos dos povos manipulem reivindicações indígenas contra governos progressistas da região.
Assim o expôs claramente o primeiro presidente indígena latino-americano, o boliviano Evo Morales, quando denunciava outra forma de conspiração em seu país para desestabilizar o governo pela manipulação de setores indígenas e operários.
Depois da expulsão do embaixador dos Estados Unidos como principal conspirador e da fuga da extrema direita do país, são agora as Fundações e as ONGs as que conspiravam com esses setores dando-lhes prebendas de prata da USAID norte-americana, registrou.
Os afãs separatistas e as tentativas golpistas que enfrentou a Bolívia encabeçados pela embaixada estadunidense, explicou Morales, só puderam ser vencidos pela aliança de todos os setores e camadas sociais, mas advertiu que sempre encontram-se novas fórmulas.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: