quinta-feira, 24 de junho de 2010

Chile e da Malásia concluíram as negociações para um acordo de comércio global

Após três anos de diálogo, Chile e Malásia concluiu as negociações para um TLC, o que permitirá a 99% do total das exportações chilenas e cerca de 95% das florestas e as transferências agrícolas que entram no país com tarifa zero.
A convenção, que ainda deve ser ratificado pelos congressos dos dois países, permitirá a sua entrada em vigor de entrar no mercado malaio, isento de tarifas a partir de Chile e produtos de carne, peixe, fruta fresca, leite em pó, iogurte, queijos e queijos. Enquanto Malásia entrará tarifa Chile, 95% das suas exportações totais para o nosso país, incluindo frutas tropicais.
O Ministro da Agricultura, José Antonio Galiléia, argumentou que quando o Tratado entrar em vigor, o Chile será o primeiro país latino-americano com o qual Malásia estreitas ligações seu comércio. "Nosso país servirá como um portal para a Ásia da América Latina e vice-versa. Será também o primeiro acordo comercial a ser assinado no governo do presidente Sebastián Piñera ", afirmou.
Esse tratado, negociado encerrados em maio, após dez rodadas, que começou em 2007, fornece linhas tarifárias que são distribuídos em diferentes sistemas de alívio, contingentes pautais e da lista de exclusão.
O acordo também inclui capítulos sobre acesso a mercados, regras de origem e administração aduaneira, bem como medidas sanitárias e fitossanitárias, os obstáculos técnicos ao comércio, jurídicos, comerciais e de cooperação de defesa.
Nos últimos dez anos, o comércio com a Malásia aumentou significativamente, de E.U. $ 130 milhões em 2000 para E.U. $ 230.500.000 em 2009.
Fonte - Governo do Chile

Sem comentários: