O Cluster Naval de Montevidéu, um grupo formado por cerca de 40 empresas do setor, deve iniciar, nas próximas semanas, a prospecção de investidores brasileiros interessados em se instalar e desenvolver atividades relacionadas à indústria naval no Uruguai.
"A capacidade de produção da indústria naval do Brasil está comprometida até 2020, com pré-sal e outros projetos. Existe uma demanda muito grande a ser suprida e não faz sentido buscar isso na Ásia, se podemos ter parceiros vizinhos", afirma Felipe Ferreira Silva, sócio do escritório Emerenciano, Baggio e Associados.
Na carteira de encomendas dos estaleiros hoje há 52 navios petroleiros para a Transpetro, dez para a PDVSA, quatro navios porta-conteineres e dois graneleiros para a Vale, 19 navios de apoio marítimo, 18 rebocadores de apoio portuário, 27 embarcações para navegação de rios e lagos, entre outros, segundo o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval).
Segundo a entidade, diante das demandas do pré-sal, as necessidades de transporte e plataforma aumentarão muito. Ainda há estimativas de demanda por 28 sondas de perfuração de petróleo. São estimadas até 2020 as demandas de cerca de 120 plataformas, 200 navios de apoio e 70 petroleiros do tipo EBN, além de outros.
O governo uruguaio, em documento assinado por seu ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, na última semana, concedeu a um escritório brasileiro -o Emerenciano- a representação do Cluster de Montevidéu no país.
Fonte - Ministério do Planejamento
"A capacidade de produção da indústria naval do Brasil está comprometida até 2020, com pré-sal e outros projetos. Existe uma demanda muito grande a ser suprida e não faz sentido buscar isso na Ásia, se podemos ter parceiros vizinhos", afirma Felipe Ferreira Silva, sócio do escritório Emerenciano, Baggio e Associados.
Na carteira de encomendas dos estaleiros hoje há 52 navios petroleiros para a Transpetro, dez para a PDVSA, quatro navios porta-conteineres e dois graneleiros para a Vale, 19 navios de apoio marítimo, 18 rebocadores de apoio portuário, 27 embarcações para navegação de rios e lagos, entre outros, segundo o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval).
Segundo a entidade, diante das demandas do pré-sal, as necessidades de transporte e plataforma aumentarão muito. Ainda há estimativas de demanda por 28 sondas de perfuração de petróleo. São estimadas até 2020 as demandas de cerca de 120 plataformas, 200 navios de apoio e 70 petroleiros do tipo EBN, além de outros.
O governo uruguaio, em documento assinado por seu ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, na última semana, concedeu a um escritório brasileiro -o Emerenciano- a representação do Cluster de Montevidéu no país.
Fonte - Ministério do Planejamento
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