terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Venezuela e o México decididos a re-impulsar relações bilaterais

O embaixador do México na Venezuela, Carlos Pujalte, assegurou hoje que ambos países planejam re-impulsar as relações bilaterais em áreas de interesse comum como a energia, comércio e investimento, cooperação técnico-científica e educação.
Em declarações a Imprensa Latina, comentou que no primeiro trimestre de 2011 uma delegação venezuelana viajará para seu país para tratar temas vitais para a colaboração mútua.
Levávamos seis anos com uma relação estática, temos 40 acordos que não se movimentaram, do que trata-se é de fomentar o desenvolvimento dos nexos bi-nacionais, acrescentou.
O diplomata asseverou que os investidores e comerciantes mexicanos estão interessados em ampliar os vínculos com a Venezuela.
Pujalte explicou que Caracas é um dos principais sócios comerciais do México na América Latina (depois da Colômbia e o Brasil) e as potencialidades são enormes.
Finalmente ressaltou as coincidências entre as duas nações, produtoras de petróleo e com democracias consolidadas, disse.
Acrescentou que uma das projeções do atual governo mexicano é afiançar as relações com os países latino-americanos, particularmente com a Venezuela.
O embaixador lembrou recentes visitas do chanceler Patricia Espinosa a esta capital para tratar assuntos multilaterais e repassar o estado atual dos laços com Caracas, passos vitais para seu aprofundamento.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: